Além disso, o álcool aumenta a permeabilidade intestinal, ampliando a absorção de toxinas bacterianas que induzem e perpetuam a inflamação.
Em uma situação mais crítica, esse consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode acabar causando o surgimento de doenças hepáticas crônicas como a hepatite alcoólica e a cirrose.
Alimentação com baixo valor nutricional
A ingestão exagerada de alimentos gordurosos, com muito sal, açúcar e gorduras saturadas, como os alimentos ultraprocessados ou embutidos, pode afetar a possibilidade de um fígado saudável.
Esses alimentos, que são pobres em nutrientes, podem proporcionar um nível elevado de toxinas a serem filtradas, gerando uma sobrecarga, além de contribuírem para o aumento da gordura na região, podendo favorecer o aparecimento de doenças hepáticas.
O que pode deixar o fígado inflamado?
O fígado inflamado pode ter diversas causas. As mais comuns são relacionadas à infecção viral pelas hepatites (A,B,C e D) e à esteatose hepática, doença crônica definida pela infiltração gordurosa no fígado, que gera um processo inflamatório nessa região.
Além disso, o abuso de bebidas alcoólicas e o consumo demasiado de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos simples podem ajudar a desencadear esse quadro de inflamação ou, também, gerar uma piora nos casos de doenças já diagnosticadas.