GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

RENAULT 

Renault terá um elétrico para brigar com o BYD Dolphin

 

Novo modelo totalmente elétrico deverá ficar abaixo do Renault 5 e substituir o Twingo, brigando então com o BYD Dolphin. A Renault pode estar trabalhando em mais um compacto totalmente elétrico. Com a missão de substituir o Twingo, o novo elétrico da marca deverá ter como concorrente o BYD Dolphin, e poderá ser lançado em breve. O Brasil, inclusive, pode estar na rota para esse novo modelo.

 

De acordo com o site Carscoops,  a montadora de origem francesa já anunciou o substituto do Zoe, que saiu de linha no Brasil no final de outubro desse ano (2023). Já antecipado por um conceito, ele deverá se chamar Renault 5. Porém, rumores apontam que a marca está trabalhando em um elétrico ainda menor, com porte e preço para brigar com o Dolphin.

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Renault

Compacto, mas maior que o Kwid

 

Segundo informações, o novo elétrico, que ainda não tem nome definido, será menor que o Renault 5. Atualmente o EV (Electric Vehicle) mais compacto do grupo Renault é o Dacia Spring, primo estrangeiro do nosso Kwid E-Tech.

 

Por conta disso, ele poderá ser um modelo intermediário entre o 5 e o Kwid E-Tech. O site ainda diz que ele pode ser produzido na fábrica da montadora em Novo Mesto, na Eslovênia. Essa unidade também é responsável atualmente pela produção do Twingo, que deverá ser substituído.

 

Caso o desenvolvimento se confirme, o novo elétrico seria um potencial rival para modelos como BYD Dolphin, Citroën ë-C3, Fiat Panda EV e outros compactos movidos 100% a eletricidade. Aqui no Brasil ele se encaixaria acima do Kwid E-Tech e abaixo do Megane E-Tech: justamente em uma faixa de porte próxima à do Dolphin.

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Renault

Projeção e produção do Renault

 

Como se trata ainda de somente especulações e informações não oficiais, nada se sabe sobre o design que esse novo modelo pode utilizar. Porém, o site Carscoops realizou uma projeção de um compacto condizente com a atual identidade visual da montadora.

 

O carro projetado nos mostra um design mais alto, lembrando até mesmo uma minivan. A dianteira ostenta o novo logotipo da marca e faróis em LED com assinatura de DRL curvada. Toda a grade frontal é fechada, já que estamos falando de um modelo totalmente elétrico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda sem uma data mais precisa, o Carscoops comenta que rumores apontam um lançamento em torno de 2 anos. Contudo, também diz que fontes internas sugerem uma apresentação ainda nesta semana, durante o evento de dia do investidor na unidade Ampare EV da marca.

 

A plataforma também é um mistério até o momento. Imagina-se que ele será menor que o 5 (que tem comprimento de 3,92 metros), mas não sabemos se ele utilizará a mesma plataforma CMF-BEV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Renault

Renault apresenta protótipo do novo Twingo elétrico

Renault apresenta conceito do novo Twingo 2026. Hatch elétrico será vendido pela Ampère, empresa de elétricos e software

A Renault revelou o novo Twingo 2026. O hatch ganha uma nova geração daqui três anos, agora 100% elétrico. O carro será comercializado pela Ampère, empresa do Grupo Renault voltada para carros elétricos e software.

 

A Renault planeja criar catálogo de 7 modelos elétricos sob a marca Ampère até 2031. O modelo de entrada será o Renault Twingo, com previsão de chegar ao mercado por menos de €20.000, mas não antes de 2026.

 

Apresentado como protótipo, o Twingo 2026 foi exibido durante evento na França. O grupo Renault apresentou a estratégia da Ampère, O objetivo desta empresa é focar no desenvolvimento de carros elétricos em todo o mundo.

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | Renault | Twingo elétrico

A Ampere se prepara para uma listagem pública de ações (IPO) a afirma ter receita de mais de 10 bilhões de euros (US$ 10,88 bilhões) em 2025. O plano é rivalizar com os modelos de entrada da Tesla, sobretudo na China.

Entre as novidades esperadas nos próximos anos, a Ampère apresentou o totalmente novo Renault Twingo. Com preço inferior a €20.000 (sem considerar os subsídios) ou prestações €100 por mês, ele competirá diretamente com o Citroën ë-C3, previsto em uma versão “lite” por €19.990 em 2025.
 

Consumo Médio de 10 kWh/100 km

Para oferecer um preço atrativo, o novo Renault Twingo terá uma autonomia menor em comparação com veículos elétricos de maior porte. No entanto, o CEO da Renault, Luca de Meo, anunciou um consumo médio de 10 kWh/100 km. Isso deve proporcionar aos futuros usuários uma autonomia mais do que decente, apesar de uma bateria menor.

O novo Twingo será montado na Europa e adotará o conceito de Gigacasting da Tesla, visando moldar grandes peças em um único bloco.

Design icônico

O novo Renault Twingo 2026 tem design claramente ligado à primeira geração do subcompacto, lançado em 1992. Uma diferença notável é que este modelo é apresentado como um carro de cinco portas, quebrando a tradição do design usual de três portas. Além disso, observamos faróis dianteiros redondos, apresentados em uma versão 100% LED.

Na lateral, o carro tem maçanetas que também fazem referência ao modelo original. Além disso, a posição sugere portas traseiras do tipo “suicida”. Claro, o modelo em exibição é um protótipo; a versão de serie deverá ser mais simplificada, mas com esse mesmo desenho.

 

 

Dentro da cabine, espera-se um sistema de infotainment avançado. A Renault fechou uma nova parceria com Google e Qualcomm, prometendo atualizações regulares de software.

O Twingo foi vendido no Brasil entre 1994 e 2002, importado da França no primeiro momento e depois do Uruguai. Tinha motor 1.2 de 55 cv nos anos iniciais. Depois, passou a ter o mesmo motor 1.0 do Clio com 8V (59cv) ou 16V (68cv). Durante o período, o carro teve cerca de 12 mil unidades vendidas.

Acha que um Renault elétrico compacto acima do Kwid E-Tech faria sucesso? Conte nos comentários.

Deixe seu comentário






Comentários: