WhatsApp_Image_2024-10-01_at_22.42.17-removebg-preview.png

PORTAL GWC | GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

lgbtqia.jpg

Mas o que representa cada letra da sigla LGBTQIA+?

Apesar de parecer bem complicado, entender o significado de cada letra dessa sigla é bem fácil. Confira nas imagens acima ou abaixo:

5513a184fb907b1f7b5473bcc41bd4fa.jpg

Qual a origem da Parada do Orgulho LGBGTQIA+? 

 

Como já dissemos aqui, a Parada do Orgulho se tornou uma tradição bem conhecida, mas o significado dela é de resistência e luta pela visibilidade e direitos da comunidade LGBTQIA+, que até hoje sofre com o preconceito e restrição dos seus direitos.

SWall12.jpg

 

A Revolta de Stonewall

 

Falando da Parada em si, para explicar sobre a origem dela, temos que voltar para a Nova Iorque dos anos 60, quando no estado, a relação homossexual ainda era considerada crime.

 

Dentro desse contexto, na cidade de Nova Iorque, existia um bar chamado Stonewall Inn, no bairro Greenwich Village e era um ponto de encontro muito famoso entre a população LGBTQIA+. 

 

Na madrugada de 28 de junho de 1969, a polícia entrou no bar, agrediu os frequentadores e levou 13 pessoas detidas. 

 

Como resposta a essa violência, os frequentadores do bar e alguns vizinhos, se juntaram em uma “manifestação” contra a ação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nova Iorque ou Nova York (em inglês: New York), é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo.

 

 Na década de 1960, a cidade começou a sofrer de problemas econômicos e com índices de criminalidade em ascensão.

3081579992_14c390f4aa_o.jpg

Nova York, anos 60

Annual Reminder

 

Apesar da Revolta de Stonewall ter se tornado um grande símbolo da luta pelos direitos da população LGBTQIA+, antes dela, já haviam algumas organizações que se juntavam em prol da mesma causa. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Annual Reminder foi um evento anual, que começou em 4 de julho de 1965, na Filadélfia, e depois foi para outras cidades dos EUA, nas quais  manifestantes se juntavam para lembrar dos direitos da população LGBT. Porém, apenas após a Revolta de Stonewall, que esse movimento alcançou patamares mais altos e começou a ganhar relevância nacional e internacional.

parada-lgbt-sp-19-jun-2022-arco-iris-848x477.jpg

DIA DA LIBERTAÇÃO GAY DA RUA

Christopher

 

No dia 28 de junho de 1970, um ano após a Rebelião de Stonewall, aconteceu, na rua Christopher, onde ficava o bar, uma passeata em direção ao Central Park. De acordo com informações da época, a manifestação se estendeu por 15 quarteirões e os manifestantes andaram cerca de 4,5 quilômetros.

 

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil

 

Aqui no Brasil, a primeira parada aconteceu em junho de 1997, na Avenida Paulista, dentro de um contexto extremamente homofóbico e repressivo. Ela veio como uma forma de promover mais visibilidade à população LGBTQIA+, de resistência e de afirmar o orgulho de ser quem você verdadeiramente é.

 

Em meio a muita resistência por parte da polícia, a Parada aconteceu e foi um marco.  Aos poucos ela foi se popularizando e mais cidades começaram a realizar suas próprias manifestações.

 

A Parada do Orgulho de São Paulo 20236 é uma das maiores do mundo e traz muito mais cor e diversidade à cidade, sem nunca, é claro, esquecer do real significado: a luta, resistência e visibilidade.

 

A 27ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ realizada em São Paulo, com shows de Daniela Mercury e Pabllo Vittar. O evento começou às 10h na av. Paulista, com 19 trios elétricos, e seguiu até a praça Roosevelt, região central da capital paulista. Duas novidades marcaram essa edição: as pessoas com deficiência terão acesso a uma área de acessibilidade, com intérpretes de libras e equipes de apoio. A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

A outra novidade é que o evento teve um FlashMob –apresentação artística realizada de forma repentina por um grupo de pessoas em espaços públicos– em homenagem à artista Kaká Di Polly, drag queen que morreu em janeiro de 2023. A parada tem como tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”. Fonte: Poder360

VIAGEM DE AVIÃO

DIREITOS DO CONSUMIDOR: DESISTÊNCIA - ATRASO - OVERBOOKING

O consumidor, quando compra uma passagem aérea, tem o direito de cancelar o bilhete e receber o dinheiro total de volta, respeitando algumas condições. Ele também tem garantias quando a empresa cancela ou atrasa o voo. Eu vou revelar o que está na legislação e o que fazer quando tiver overbooking na sua aeronave.

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou recentemente que, entre janeiro e novembro de 2023, foram transportados 102,6 milhões de passageiros no país, sendo 83,5 milhões em voos domésticos e 19,1 milhões em internacionais.

 

Mas, nem todo passageiro que compra a passagem consegue viajar. Neste caso, de acordo com o artigo 11, da Resolução 400/2016 da Anac, o consumidor, que compra o bilhete em loja física ou pela internet, pode recuperar toda a quantia paga, sem cobrança de taxa. Para isso, é preciso que a desistência ocorra dentro de 24 horas, após a compra da passagem, para bilhete adquirido com antecedência igual ou superior a sete dias em relação à data de embarque. Leia+