Como pagar a metade do preço? O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconhece que o contrato coletivo por adesão ou empresarial que possui um número pequeno de participantes pode ser revertido para o plano individual ou familiar. Esse entendimento do falso coletivo alivia o bolso do consumidor. Como vê abaixo, o desconto pode chegar a 50% em todas as mensalidades pagas no ano.
Reajuste médio aplicado aos contratos coletivos, segundo dados da ANS, nos últimos três anos:
2024: 13,80%
2023: 14,25%
2022: 11,54%
Reajuste aplicado aos contratos individuais e familiares, limitados pela ANS, nos últimos três anos:
2024: 6,91%
2023: 9,63%
2022: 15,5%
É possível recuperar o que foi pago indevidamente? Sim. Ao entrar com ação na Justiça para reconhecer o falso coletivo como plano de saúde individual ou familiar, é possível pedir indenização e recuperar tudo o que foi pago nos últimos três anos.
Além disso, o consumidor também tem o direito de procurar o Poder Judiciário para reexaminar cláusulas contratuais, revisar o reajuste por faixa etária que não segue os critérios definidos pela ANS e a discutir a rescisão ou suspensão de cobertura de forma unilateral.
Se tiver dúvidas ou suspeitas sobre o custo ou cobertura do seu plano de saúde, consulte um advogado de sua confiança ou a OAB da sua cidade.
*Fabricio Posocco é professor universitário e advogado no Posocco & Advogados Associados*