Gonorreia
Com sintomas e consequências bastante semelhantes ao que encontramos na clamídia, a gonorreia também é uma IST bacteriana, provocada pelo contato com a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em que mais uma vez não se observa sintomas na maior parte dos casos.
A infecção gonocócica também pode levar à formação de aderências que obstruem as tubas e dificultam a implantação, mesmo após o tratamento, assim como observamos na clamídia.
Sífilis
A sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum, figura entre as ISTs mais temidas da população sexualmente ativa, principalmente pelos riscos de morte que a doença traz, se não tratada a tempo, infertilidade e por perdas gestacionais.
Esta doença se manifesta em três principais fases, com sintomas e consequências específicos, e intercaladas por períodos em que a doença fica latente: sem sintomas e sem a capacidade de transmissão.
A principal consequência da sífilis para a fertilidade afeta especialmente a capacidade reprodutiva das mulheres, que podem passar por perdasgestacionais decorrentes da infecção ativa, e também porque a doença pode atravessar a barreira placentária e contaminar o bebê, levando à problemas graves e à morte.