GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

EMPODERAMENTO FEMININO

94349325_l-1024x664.jpg

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o empoderamento feminino não envolve uma competição entre homens e mulheres de nenhuma forma, mas sim a busca por igualdade no tratamento entre os gêneros. No trabalho, em casa, na mídia, na família e na sociedade como um todo.

 

 

O que é ser uma pessoa empoderada?

Uma pessoa empoderada tem percepção de seus pontos fortes e de melhoria. Isso faz com que o medo de errar e a frustração sejam superados. O empoderamento não só estimula o melhor de cada um, como também promove um ambiente de trabalho mais sinérgico e eficiente.

 

7 princípios

  1. Liderança. ...
  2. Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação. ...
  3. Saúde, segurança e fim da violência. ...
  4. Educação e formação. ...
  5. Desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores. ...
  6. Liderança comunitária e engajamento. ...
  7. Acompanhamento, medição e resultado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

empoderamento-feminino-CRED-iStock_drante.jpg

Os pilares do empoderamento feminino.

 

  1. Empoderamento econômico.
  2. Liderança.
  3. Igualdade de oportunidade.
  4. Educação e formação.

 

Trabalhar fora de casa, poder tomar suas próprias decisões, sentir-se capaz de competir igualitariamente no mercado de trabalho, são exemplos empoderamento que o movimento propaga. Além disso, não se pode negar que o empoderamento feminino se tornou uma necessidade para o próprio desenvolvimento da sociedade.

 

A Beleza

 

Esse empoderamento consiste em tomar a vida nas próprias mãos e assumir a beleza de ser quem é. Uma mulher empoderada não se restringe aos padrões que a sociedade impõe.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Objetivo

Na década de 70 começou a ser usado pelos grupos de mulheres e significa o processo pelo qual as mulheres ganham poder interior para expressar e defender seus direitos, ampliar sua autoconfiança, fortalecer sua própria identidade, melhorar sua autoestima e, sobretudo, exercer controle sobre suas relações pessoais.

 

10 frases sobre empoderamento feminino para levantar a autoestima, principalmente no Dia Internacional das Mulheres. É em 8 de março que celebramos o Dia Internacional das Mulheres.

 

Era dia 8 de março do ano de 1917 quando as mulheres russas saíram às ruas de São Petersburgo para protestar contra as más condições de trabalho nas fábricas têxteis da região, além de pedirem alimentos para os filhos e a volta dos maridos que haviam partido para a 1ª Guerra Mundial.

 

O dia emblemático em questão foi escolhido como o Dia Internacional das Mulheres. Hoje, entendemos a data como uma oportunidade maior de dar voz às figuras femininas, sejam brancas, negras, homossexuais, transexuais, mães, avós, filhas… e lutar por respeito e igualdade de oportunidades.

feminismo-900x700.jpg

“Não existe limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar.” – Michelle Obama.

 

“O feminismo deve contemplar todas as mulheres, é necessário perceber que não dá pra lutar contra uma opressão e alimentar outra.” – Djamila Ribeiro

 

“Pense como uma rainha. Uma rainha não tem medo de falhar. Fracasso é apenas mais um degrau para o sucesso.” – Oprah Winfrey.

 

“A gente é criada para ser assim, mas temos que mudar. Precisamos ser criadas para a liberdade. O mundo é grande demais para não sermos quem a gente é.” – Elza Soares.

 

“Eu levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos.” – Malala Yousafzai.

 

“A minha avó me ensinou assim: você tem que ser livre, não tem que procurar marido, nada disso. Tem que buscar a sua liberdade da alma.” – Glória Maria.

 

“Nós não precisamos de magia para mudar o mundo, nós já temos todo o poder necessário dentro de nós mesmos: nós já temos o poder de imaginar algo melhor.” – J. K. Rowling.

 

“O feminino é uma construção continua, coletiva e que abraça a todas nós. Ter espaço pra levantar nossas questões é fundamental.” – Taís Araújo.

 

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes, você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” – Simone de Beauvoir.

 

“Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de ganhar.” – Cecília Meireles.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enfim, o que é o Empoderamento feminino?

 

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.

 

Também conhecido como “empoderamento das mulheres”, esta ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

 

O empoderamento feminino busca o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com a mulher.

 

Atualmente, existem diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e instituição que se dedicam ao empoderamento feminino, visando principalmente a igualdade de gêneros.

 

A prática do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres, os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade e suas demais camadas.

a

Portal GWC | Grupo Web de Comunicação | GWCTV

 PUBLICIDADE

DICAS DE LEITURA - EMPODERAMENTO FEMININO

“A esperança de que, nas gerações futuras do Brasil, ela [a mulher] assumirá a posição que lhe compete nos pode somente consolar de sua sorte presente.” Nísia Floresta em Opúsculo Humanitário, 1853.

 

“Educação financeira como meio para a transformação social” é uma das ações estabelecida pela Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) para 2021.

 

Participando dessa meta, selecionamos obras do acervo SMB para compor, ao longo do ano, algumas dicas de leitura de educação financeira sob seu aspecto econômico, social e cultural, abordando assuntos como autoconhecimento, finanças pessoais, planejamento financeiro, plano de negócio, empreendedorismo, autonomia financeira e empoderamento feminino.

 

A independência financeira feminina tem como finalidade fomentar a igualdade de gênero no mercado de trabalho entre homens e mulheres. Com foco no empoderamento feminino, selecionamos para as Dicas de Leitura de julho obras de autores e autoras que contribuem para o fortalecimento do tema ou são exemplos de força e determinação para adultos e crianças. Boa leitura! Leia + dicas em...