O QUE É SER HOMOFÓBICO? HOMOFOBIA E PRECONCEITO
O preconceito geralmente desencadeia a violência a que esse grupo está exposto diariamente em todo o mundo. Segundo a psicóloga Ana Carolina Manzi, apesar das mudanças de paradigmas que vêm ocorrendo, o comportamento preconceituoso ainda existe e certamente pode ser influência de uma rede de valores culturais e até familiares aos quais o sujeito se sente muitas vezes identificado.
Ana Carolina acredita que o preconceito e a violência que os homossexuais sofrem podem ser atribuídos, além de outros fatores, também à impunidade, já que vivemos em uma sociedade que ainda é movida em grande parte por leis externas e não por um senso de valor interno.
Para a antropóloga Regina Facchini, existem outras atitudes que têm sido tomadas no cenário público que reforçam ações violentas e discriminatórias que já existem na sociedade. “Quando não querem que a discussão de gênero esteja presente nos planos de ensino ou quando se tem declarações preconceituosas por parte de pessoas públicas ou do cenário político, se cria um clima que autoriza socialmente os preconceitos”, analisa a antropóloga.
O artista plástico Jeison faz uma reflexão sobre por que os seres humanos rejeitam a homossexualidade entre seus iguais enquanto que no mundo animal a prática é comum. “Ninguém choca-se com dois cachorros machos a copularem livremente na rua, nem tantos outros que conhecemos por pesquisas. A diferença é que olhamos para eles e dizemos com tranquilidade: ‘deixe estar, são animais!’. Ora, e por acaso o que somos nós, humanos, se não animais também? Precisamos romper com nossas mitificações e começar a olhar o ser humano apenas como ser sortudo da natureza que por algum motivo evoluiu em suas tecnologias e linguagem, mas que jamais deixará de ser um animal como todos os outros”.
Sites de pesquisas: https://portaldproposito.com.br | https://grupogaydabahia.com.br
Comentários: