GRUPO WEB DE COMUNICAÇÃO

REVISTA O.N.D.A.S

EDIÇÃO Nº I ANO I

Perfil 

|-Por: João Neto

A Revista ONDAS é voltada para as pessoas e empresas que se preocupam e reconhecem a importância do meio ambiente, a sobrevivência da Educação, Saúde, Moradia, Humanização, Conscientização e a necessidade de contribuírem para um mundo mais respirável, harmonioso e menos desigual. 

 

Acompanhando essa evolução, a Revista ONDAS, complementa as necessidades eco-culturais e informativas, proporcionando uma maior interação com a indústria brasileira, as ações humanas e o meio ambiente no novo século, sendo pioneira e trazendo com exclusividade uma moda ecologicamente correta.

 

Uma revista do Portal GWC | Grupo Web de Comunicação, uma empresa, voltada à satisfação da arte na comunicação, utilizando todas as mídias para isso: | Site | Blog | Portal | Ecologia | Editora | Assessoria | Publicidade.

 

As nossas revistas firmam um compromisso com os seus leitores, levar informação com responsabilidade. Preenchem uma lacuna no mercado editorial, que precisava de um veículo de informação, diretamente ligado às seguintes necessidades:

 

Fitness na Revista Corpaço, do Homem na Revista Trinta, dos Jovens nas revistas Boys e Girls, dos cabelos na Revista Hair Secrets Worlds, da Maquiagem na Revista Make Girls, de conhecer o comercio local no Guia de Serviços Cidades, de Ecologia na Revista ONDAS e principalmente a necessidade do leitor, que é um público ávido por informação de qualidade, contar com o Grupo Web de Comunicação e suas revistas para uma agradável leitura.

ACONTECE

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|-Primeira usina de ondas do Brasil começa a operar em 2020

 

Considerado uma fonte estratégica de geração de energia para todo o mundo, principalmente para o Brasil, o mar vem chamando a atenção de especialistas, que há alguns anos vêm testando algumas alternativas de geração, como a usina de ondas.

Localizada no quebra-mar do Porto de Pecém, a 60km de Fortaleza (CE), a usina de ondas é a primeira na América Latina responsável pela geração de energia elétrica por meio do movimento das ondas do mar. Com tecnologia 100% nacional, a estimativa é de que o equipamento de baixo impacto ambiental esteja completamente pronto para funcionar até o ano de 2020.

O projeto tem autoria de pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estima-se que o protótipo irá gerar 100 quilowatts (KW) para abastecer o principal porto cearense, ou o equivalente para atender aproximadamente 60 famílias locais.

 

Mecanismo

Com equipamentos de baixo impacto ambiental, a principal inovação é a construção em módulos, que permite a ampliação da capacidade de acordo com a necessidade e resultados.

Cada módulo é formado por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectada a um circuito de água doce. A medida que as ondas passam, os flutuadores sobem e descem, o que aciona bombas hidráulicas, que fazem com que a água doce contida em um circuito fechado, no qual não há troca de líquido com o ambiente, circule em um local de alta pressão.

 

Essa água que sofre grande pressão vai para um acumulador, que tem água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica. Além das ondas, o mar oferece a possibilidade de geração de energia impulsionada pela movimentação das marés. De acordo com estudos, o Brasil tem condições de explorar todas essas fontes.

 

Os pesquisadores destacam que o Brasil tem oito mil quilômetros de extensão litoral que poderia receber uma usina similar e gerar aproximadamente 17% da atual capacidade instalada. Para essa unidade, o investimento será de 18 milhões de reais.                                        06/04/2019

Implantação de centro de logística, avaliado em R$ 780 mi, gera polêmica. Empreendimento que será erguido em Paranapiacaba, em Sto.André, prevê desmatamento de área verde; especialistas e moradores criticam. O receio de especialistas tem como base o possível desmatamento de 920 mil m² de área verde instalada em Paranapiacaba para a instalação do centro logístico. Tal medida, segundo eles, além de provocar a supressão de vegetação de área de Mata Atlântica situada na região, também deverá acarretar na extinção de animais que vivem na área.

 

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Furacão Harvey ganha força e pode se tornar tempestade mais forte em 12 anos nos EUA

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Aplicativo SABESP - A água da sua casa na

palma da mão

O mundo fashion, tecnologia e a sustentabilidade se unem na criação de novos acessórios e vestuários.

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Equipes trabalham na limpeza de córrego atingido por óleo que vazou de locomotiva
Segundo o Ibama, houve impacto ambiental. Trabalhos de limpeza só devem ser concluídos na segunda-feira dia 2

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Rompimento de rede de abastecimento faz água destruir calçada em Santos, SP
Concessionária informou que realizará 'manobra' para tentar conter o desperdício.

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Os animais que conseguem escapar vivos após serem devorados. Larvas e pequenos invertebrados marinhos podem passar ilesos por alguns predadores.

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Terremoto no norte do Pacífico gera alerta de Tsunami Internacional O epicentro do tremor foi a 48,3 km de profundidade, entre as ilhas Aleutian, no Alasca (EUA), e Kamchatka, na Rússia. 

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Tubarão interrompe bateria de Filipinho na

Baía de Jeffreys - Africa do Sul.  O surfista brasileiro estava na água quando o animal foi avistado. Ele e outros dois competidores foram retirados do local.

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Ciência e Saúde - Pesticidas à base de nicotina são nocivos a abelhas, diz estudo Pesquisa realizada tem três países foi publicada pela revista 'Science'. Intenção era estabelecer impactos no 'mundo real' e não em laboratórios.

ECOLOGIA

A Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

 

O termo "ecologia" foi utilizado pela primeira vez em 1866, na obra "Morfologia Geral do Organismo", pelo biólogo alemão Ernst Haeckel.


A palavra Ecologia vem do grego, donde Oikos significa "casa" e Logos significa "estudo". Dessa forma, a ecologia é o estudo da casa, ou seja, do ambiente e das inter-relações dos organismos no meio físico.

 

Conceitos Básicos da Ecologia
Níveis de Organização
Para melhor compreensão do mundo vivo, são usados os níveis de organização. A ecologia moderna usa como base de estudo os ecossistemas, mas estuda também os organismos.

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  • Espécie: organismos com características genéticas semelhantes. Com isso, o cruzamento de indivíduos da mesma espécie gera descendentes férteis. Exemplos: caranguejos, ursos, pau-brasil, etc;
  • População: termo que designa o conjunto de organismos da mesma espécie. Inicialmente usado para grupos humanos, depois ampliado para qualquer organismo. Exemplo: grupo de peixes-palhaço;
  • Comunidade: conjunto das populações que vivem numa mesma região. Também chamado de "Comunidade Biológica", "Biocenose" ou "Biótopo". Exemplo: aves, insetos e plantas de uma região;
  • Biocenose: são as diversas espécies que vivem em determinado local e interagem entre si, como já citado acima;
  • Biótopo: corresponde a uma parte do habitat. É uma área com condições ambientais específicas que permitem a vida de determinadas espécies. Exemplo: trecho de uma floresta ou de uma lagoa;
  • Ecossistema: conjunto de comunidades que interagem entre si e com o ambiente. Formado pela interação de biocenoses e biótopos. Exemplos: pode ser uma lagoa, uma floresta ou até um aquário;
  • Bioma: reunião de ecossistemas com características próprias de diversidade biológica e condições ambientais. Exemplos: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia são alguns dos biomas brasileiros;
  • Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas das diferentes regiões do planeta. É a reunião de toda a biodiversidade existente na Terra.
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|-Mais Conceitos Importantes


Habitat: ambiente físico em que vivem determinadas espécies. As condições do ambiente dependem de fatores abióticos que afetam diretamente os seres vivos presentes. Exemplo: o habitat do leão são as savanas e do tatu são as florestas;
Nicho Ecológico: os hábitos e modo de vida dos animais representam seu nicho. Exemplo: no grupo dos leões são as leoas que caçam e cuidam dos filhotes, enquanto os machos defendem de invasores.

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UMA PARTE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

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Decreto 4.340/02 - Regulamenta artigos da Lei 9.985/00, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e dá outras providências.

E.A. no Licenciamento - Leis, Decretos e Resoluções

Lei 9.605/98 - A chamada Lei de Crimes Ambientais. Define, em seu artigo 60, como crime ambiental passível de detenção, multa ou ambos, cumulativamente, a prática de atividades potencialmente poluidoras sem o devido licenciamento ambiental. Na mesma Lei, o Artigo 66 trata da punião prevista para o funcionário público que fizer "...afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou licenciamento ambiental". 

Decreto 99.274/90 - Em seu capítulo IV trata do licenciamento ambiental de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. 

Resolução CONAMA 001/86 - Institui a obrigatoriedade de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental.

Resolução CONAMA 006/86 - Trata dos modelos de publicação dos pedidos de licenciamento.

Resolução CONAMA 006/87 - Define regras gerais para o licenciamento de obras de grande porte de interesse da União, como hidrelétricas.

Resolução CONAMA 009/87 - Regulamenta as Audiências Públicas, que têm como objetivo expor aos interessados o conteúdo do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, dirimindo dúvidas e recolhendo críticas e sugestões que devem constar em atas e que deverão, por sua vez, servir de base - juntamente com o RIMA, para a análise e parecer final do licenciador quanto à aprovação ou não do empreendimento.

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Artigo 225 da Constituição Brasileira - o artigo dispõe sobre o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e estabelece as incumbências do Poder Público para garantir a efetividade desse direito. Dentre essas incumbências consta a Educação Ambiental, no § 1º, Inciso VI. 

 

Lei 6.938/81 - Estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente. O licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras são colocados como instrumentos dessa política. 

Lei 7.735/89 - Dispõe sobre a extinção de órgão e de entidade autárquica,cria o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e dá outras providências.

Lei 9.795/99 - Dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 

Decreto 4.281/02 - Regulamenta a Lei 9.795/99. 

Decreto 5.718/06 - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, e dá outras providências. Neste Decreto é criada a Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental (DISAM), da qual a CGEAM faz parte. 

Educação Ambiental( E.A.)e Unidades de Conservação

Lei 9.985/00 - Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

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Lei 10.683/03, art. 27, inciso XV, alínea b - Dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências. Leia mais na Revistas ONDAS.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

O banho é uma atividade que sempre foi praticada por todos os povos no decorrer da história, tanto por motivos higiênicos quanto religiosos, por prazer, e com finalidades terapêuticas. Pouco a pouco, os povos antigos foram incorporando todo um conhecimento medicinal, fazendo uso dos benefícios terapêuticos dos diferentes tipos de água, do vapor e da transpiração, bem como da utilização de ervas aromáticas para o tratamento de diversos males e também como fonte de prazer.

 

Os médicos gregos louvavam as virtudes dos diferentes tipos de banhos e aconselhavam o uso de óleos na água e para untar o corpo antes de a pessoa se secar, e as terapias nas termas e balneários eram acompanhadas de massagens e dietas. Em todo o Império Romano, perto de fontes e poços de águas minerais havia termas para combater as fadigas, avivar energias, curar as feridas e tratar dos males crônicos, e que eram freqüentadas com entusiasmo não só pelos nobres, mas também pelos soldados e, por fim, por todos. Muitos cidadãos ricos tinham seus banhos privados.

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As diferentes concepções com que eram interpretadas as propriedades curativas das águas nos diversos períodos históricos, foram sendo substituídas por bases científicas assentadas nos mais rigorosos conhecimentos médicos. Nos séculos XVI e XVII, muitos dos locais adquiriram grande importância, pois vários médicos começaram a exaltar os benefícios de "tomar as águas", muito antes de começar a época das cidades-spa, ou cidades em que existia a estação de águas, nome oriundo da cidade de Spa, na Bélgica, o centro original.


Nos séculos XVIII e XIX, muita gente frequentava as estações de águas (os spas) da Europa para tomar as águas curativas dos grandes centros e banhar-se nelas. As clínicas e hotéis naturopatas e hidroterápicas atraíam clientela de todo o mundo. Depois, com o rápido desenvolvimento da medicina ortodoxa do século XX, a hidroterapia começou a perder a popularidade e, aos poucos, desapareceu do repertório do médico moderno.

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É importante que termas e estâncias, esquecidas e abandonadas durante anos, voltem a ser recuperadas, mas agora de forma mais moderna, e que novos locais com fontes hidrominerais surjam, propiciando a formação de núcleos turísticos e a valorização dos já existentes, lembrando que várias cidades nasceram e prosperaram com a atividade hidromineral e que aos poucos foram privilegiando tão somente o turismo-comércio em detrimento do turismo-saúde.

Os termalistas dizem que o uso terapêutico da água começou quando o homem pré-histórico notou que, lavadas, as feridas saravam mais rápido.

 

Na mais remota Antiguidade, na Caldéia, já existiam construções especiais e balneárias públicos, depois também encontráveis na Pérsia e no Egito. Em St. Moritz, na Suíça, existem encanamentos da Idade do Bronze na região das fontes naturais de águas quentes. 

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Originalmente, os banhos romanos consistiam em banhos de água fria e pequenas piscinas para nadar, mas a influência grega converteu-os também ao uso do banho de vapor com a finalidade de abrir os poros da pele e induzir a transpiração. Toda a capacidade tecnológica e artística dos romanos aparece na construção dos banhos, onde os artistas criaram belos mosaicos e pinturas murais e encheram os cômodos de estatuetas e fontes.


Com o Império Romano as termas expandiram-se para toda a Europa e norte da África, dando origem as cidades batizadas com prenomes ligados à água: Aix-le-Bains e Vichy na França, Wiesbaden e Baden Baden, na Alemanha, Bath, na Inglaterra. Generais, nobres e comerciantes iam com grande séqüito às termas mais afamadas, mesmo as distantes. E assim começou o turismo.

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Um certo preconceito, talvez pela extrema abundância e simplicidade do produto, ainda impede que grande parte da população brasileira faça da água a bebida das bebidas e um poderoso auxiliar terapêutico, deixando de desfrutar de um inigualável prazer e de muitos benefícios.

 

Na redescoberta dos valores curativos das águas minerais, as pessoas buscam cada vez mais os locais privilegiados pela natureza para o tratamento tanto por indicação médica ou por conselho de um amigo que se curou apenas com a ingestão ou banho de alguma água.

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Talvez a falsa noção de inferioridade do potencial hidromineral do interior brasileiro, possa ser procurada na miopia de nossos governantes, que parecem ignorar que esse setor sabiamente desenvolvido pode se constituir, num futuro próximo, em importante fator de fortuna para uma nação. 

RECICLAR  - REUTILIZAR - REDUZIR

Os três aspectos que envolvem essa questão do lixo está atrelado a qual paisagem você quer ver no futuro? Qual paisagem seu filho verá no futuro?

 

Um estudo do Banco Mundial analisa os impactos ambientais, econômicos e de saúde causados pelo manejo inadequado do lixo eletrônico no Brasil e trás duas vertentes: 


1. O estudo foi feito depois de o governo brasileiro aprovar a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um acordo ainda  é necessário para garantir que a legislação saia do papel.


2. A procura por equipamentos eletrônicos é crescente no país e deve aumentar com a Copa desse ano - 2014 e outros grandes eventos.

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Relembrando:

 

Em 2012, os brasileiros entraram na lista dos 10 maiores compradores de tablets do mundo. Só no terceiro trimestre do ano, as vendas chegaram a 770 mil aparelhos, um aumento de 127% em relação ao mesmo período em 2011. A demanda por smartphones também está em alta: 4,2 milhões foram vendidos no país ao longo desses três meses, segundo a consultoria global IDC.
 
À medida que o consumo aumenta – em especial entre a nova classe média brasileira –, também cresce o risco de que os aparelhos sejam jogados fora inadequadamente ao ficarem obsoletos ou estragados.

 

Esses equipamentos liberam resíduos tóxicos no ambiente, contaminando ar, água e solo. Tais substâncias, como mercúrio e chumbo, também podem causar problemas de saúde em catadores e outras pessoas.

 

O estudo, Wasting no Opportunity – The Case for Managing Brazil’s Electronic Waste(“Não joguemos a oportunidade fora – Evidências para um gerenciamento correto do lixo eletrônico brasileiro”, em uma tradução livre), faz mais do que analisar os riscos de impactos ambientais futuros. Também mostra o quanto o tema é, ao mesmo tempo, estratégico e delicado para a indústria nacional. 

LIXO ELETRÔNICO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

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Qual paisagem você quer ver no futuro? Qual paisagem seu filho verá no futuro?

 

Um estudo do Banco Mundial analisa os impactos ambientais, econômicos e de saúde causados pelo manejo inadequado do lixo eletrônico no Brasil.

Além disso, o tema importa porque o gerenciamento correto do e-waste pode criar uma série de empregos verdes no país, segundo o estudo.

 

O Brasil deve se concentrar na coleta e no processamento inicial do lixo eletrônico, incluindo a separação e a desmontagem.

 

Leia mais na Revista ONDAS.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento...leia mais na Revista ONDAS.

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RECICLAGEM NO BRASIL

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Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. 

 

Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

 

A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza.

 

A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

 

Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

 

As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

 

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

 

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

 

O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez.

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VOCABULÁRIO AMBIENTAL de A a Z

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|-  Tudo que você precisa saber 


Sempre é bom aprender os termos técnicos que fazem parte do vocabulário ecologicamente correto, para não cometer nenhum “ furo” na hora de falar sobre o assunto.

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FLUXO DE ENERGIA

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Existem estimativas de que cerca de 34% da luz solar seja refletida por nuvens e poeiras; 19% seria absorvida por nuvens, ozônio e vapor de água. Do restante, ou seja 47%, que chega a superfície da terra boa parte ainda é refletida ou absorvida...continua...

Muitas vezes temos a impressão que a Terra recebe uma quantidade diária de luz, maior do que a que realmente precisa.

 

De certa forma isto é verdade, uma vez que por maior que seja a eficiência nos ecossistemas, os mesmos conseguem aproveitar apenas uma pequena parte da energia radiante.

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BIODIVERSIDADE É A DIVERSIDADE DA NATUREZA VIVA

Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo.

 

Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.

 

Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem.

 

Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida.

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Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

AÇÃO HUMANA

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Em pleno século XXI, existem várias empresas que já se posiciona, preocupadas com essas questões ambientais: como preservação, sustentabilidade e produtos Ecologicamente corretos. ...Saiba mais...

Desmatamento GWC

|- Comportamento Humano
                
Todo o mundo está, ou deveria estar, adicionando essas três palavras ao comportamento humano, afinal elas são uma ordem para todos aqueles que realmente querem entendê-lo de uma forma diferente, para que as futuras gerações o encontre menos desigual e menos poluído.

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A Terra é formada por grandes ecossistemas relacionados entre si de maneira hierárquica: Biosfera: ambiente formado por todos os seres vivos Biociclos: ambientes menores dentro da Biosfera: ...saiba mais...

O QUE É ECOLOGIA

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É de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia.

A palavra ecologia tem origem de duas palavras gregas: OIKOS, que significa CASA e LOGOS que significa ESTUDO. É, portanto o estudo da casa dos seres vivos, ou seja, o estudo do ambiente, bem como dos seres vivos que nele habitam. 

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POLUIÇÃO

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Dessa forma, a Matemática poderia aplicar a Educação Ambiental num conteúdo que calcule a área cultivada num sistema de desenvolvimento sustentável, ou a quantidade de lixo produzida por um indivíduo num dia, multiplicado por meses e anos ou pela população da cidade; a Física poderia estudar o tempo da decomposição do lixo no meio ambiente, e essa pesquisa se daria tanto dentro quanto fora da sala de aula.

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A Química poderia examinar o teor químico de cada substância tóxica/poluente jogada no meio ambiente; a História poderia fazer uma comparação entre o mundo antes da Revolução Industrial e pós-Revolução; a Educação Física poderia trabalhar com as práticas de alimentação saudáveis; enfim, são inúmeras hipóteses de trabalhos que poderiam ser aplicados dentro de cada matéria escolar que atingem um espaço além das aulas de Biologia e Geografia, sem, é claro, excluí-las dessa interdisciplinaridade.

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A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes. ...saiba mais..

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Nesse sentido, a prática é uma sequência da teoria. Em outras palavras, na sala de aula pode-se fazer um ensaio mental ou até mesmo um ensaio prático e, posteriormente, o aprendizado poderá ser melhor empenhado no contato real com o ambiente externo.

 

Ambas abordagens podem ser verdadeiras, na mesma proporção que podem ser mentirosas.

 

Afinal de contas, a Educação Ambiental, ou Meio Ambiente, é um dos itens exigidos pelos PCNs apresentado como tema transversal, ou seja, deve ser trabalhado em todas as disciplinas correlacionando o conteúdo programático da disciplina com o Meio Ambiente.

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CADEIAS ALIMENTARES

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Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, é através do conhecimento dos seus componentes ...continua...

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Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores.

 

Entretanto não é isso o que acontece na realidade, pois outros componentes estão presentes.   

RECICLAR

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Não é necessário comprar móveis caros para fazer uma decoração agradável e aconchegante.

A mistura de móveis compõe um belo ambiente. Revestimento de madeira reaproveitada cria ambientes rústicos.

 

O chão ganha revestimento de Madeira de Demolição e as paredes também. Na cozinha caixas de madeira, como caixas de feira, caixotes, caixas de vinhos, fazem a vez dos armários.

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Caixotes de madeira envernizados ganham destaque na decoração quando utilizados como nichos para organizar objetos.

 

Neste caso, localizados em um banheiro ou lavado, organizam as toalhas e demais itens de forma graciosa e moderna. Um vaso simples com flor dá o toque de leveza necessário.

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VERDADES E MENTIRAS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Uma mentira que parece verdade em relação à Educação Ambiental é a de que essa questão só pode ser tratada exclusivamente nas aulas de disciplinas específicas como a Geografia e a Biologia.

 

A Educação Ambiental é tema central de discussões sim, das referidas disciplinas, até porque os conteúdos trabalhados nelas são diretamente relacionados ao meio ambiente. No entanto, as demais disciplinas curriculares não podem se isentar de tal abordagem.

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Outra mentira que parece ser verdade é a de que a Educação Ambiental é coisa prática para ser feita fora da sala de aula.

 

Mas não é necessariamente isso que tem que acontecer.

 

A prática é muito importante, mas antes de fazer os alunos colocarem a “mão na massa”, é preciso orientá-los de como isso será feito, ou seja, instruindo-os através de exposições orais, vídeos e ilustrações.

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FAÇA SUA DOAÇÃO
 

|-ONDAS - Organização Nacional de Defesa Ambiental e Social

 

Projeto: Reflorestar as praças esquecidas A ONDAS, possui um projeto para reflorestar as praças, ruas e locais esquecidos e com "pouca sombra", ou seja onde não tenha árvore. Temos as mudas, precisamos de dinheiro para pagar uma parte do pessoal que não é voluntário, terra, adubo, vitaminas para as plantas, transporte até a cidade e locação, ente outros.

 

Faça sua parte! Participe! Doe!

 

 

Se a praça perto de você precisa ser arborizada entre em contato: Projeto ONDAS

Projeto ONDAS

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