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HYNDAI EXTER

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SUV subcompacto da Hyundai estreia por R$ 35 mil na Índia

 

Inédito Hyundai Exter poderia ser um belo substituto para o HB20X no Brasil e atuar em uma faixa de preço ainda não explorada pelos SUVs.

 

Provando que o segmento de SUV subcompacto tem potencial gigantesco para crescer nos próximos anos, a Hyundai já tem três modelos nessa categoria.

 

Casper, Exter e Venue contemplam a porta de entrada da marca sul-coreana no nicho. Agora, meses depois da revelação oficial, a Hyundai finalmente divulgou os preços do Exter para a Índia.

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Subindo para o Exter SX, ele também traz as três opções de motorização. Com câmbio manual, a Hyundai pede 800 mil rúpias (R$ 47.192), enquanto o automatizado sai por 868 mil rúpias (R$ 51.203) e o GNV manual sobe a conta a 897 mil rúpias (R$ 52.914). Essa é a versão mais cara a contar com gás natural como combustível.

 

Na SX (O), o minúsculo SUV custa 864 mil rúpias com transmissão manual, enquanto sem pedal de embreagem, sai por 932 mil rúpias.

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Em real, os valores ficam equivalentes a R$ 50.968 e R$ 54.979, respectivamente. Por fim, o Exter SX (O) Connect manual custa 932 mil rúpias (R$ 54.979) e o automatizado sai por 1 milhão de rúpias (R$ 58.991). 

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Preferência nacional

 

Até o momento, segundo a Hyundai, foram encomendados 11 mil Exter na Índia. Desse montante, 38% trazem a transmissão automatizada de embreagem única com cinco marchas. Já os modelos GNV representam 20% das vendas totais do SUV subcompacto no país. 

 

Vale lembrar que debaixo do capô, o Hyundai Exter conta com motor 1.2 quatro cilindros aspirado de apenas 83 cv e 11,6 kgfm de torque. Com GNV, baixa para 69 cv e 9,7 kgfm.  Apenas para efeito de comparação, o Hyundai HB20 brasileiro tem motor 1.0 três cilindros aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque ou turbo de 120 cv e 17,5 kgfm.

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Menor que o Citroën C3
 

Nas medidas, ele é verdadeiramente pequeno. São 3,81 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,63 m de altura, além de entre-eixos de 2,45 m e altura livre do solo de 18,5 cm. Comparado ao Citroën C3, seu rival direto na Índia, o Hyundai Exter é 17 cm mais curto, 2 cm mais estreito, 5 cm mais alto, tem entre-eixos 9 cm mais curto e tem altura livre do solo 3,6 cm menor que o hatch francês. 

 

Por enquanto não há planos da Hyundai de vender o SUV Exter no Brasil. Para atuar abaixo do Creta, o Venue se encaixaria melhor por ser um modelo um tanto quanto maior e que poderia brigar diretamente com o Fiat Pulse em preço e porte. O Exter, para o nosso mercado, seria pequeno demais e deveria custar menos que o HB20 para vender bem.

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Hyundai Santa Cruz

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A Hyundai Santa Cruz segue sendo um sonho distante para o mercado brasileiro, mas nos Estados Unidos a picape já ganhou até a linha 2024. Sem novidades mecânicas, a principal mudança é a chegada de uma nova versão. Chamada de XRT, ela entra no lugar da SEL Premium e tem como diferencial uma aparência mais robusta.

 

Para criar esse visual, a Hyundai adicionou novos para-lamas, degraus laterais e grade na caçamba e estribos laterais em cada uma das portas.

 

O cubo das rodas ganha um detalhe em laranja na proteção, as maçanetas e os retrovisores são pretos, e há o emblema que caracteriza a versão.

 

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O nome Santa Cruz também foi modificado na traseira da picape, ganhando acabamento em preto fosco, e a grade troca o prata brilhante por um tom mais escuro. O interior também tem novidades, com detalhes em preto nos assentos, revestimento em couro no volante e alavanca de câmbio, além de retrovisor fotocrômico.

 

Debaixo do capô, tudo segue como antes. A Santa Cruz XRT é movida pelo motor 2.5 turbo de 281 cv. A transmissão é uma automatizada de dupla embreagem de oito marchas. A tração é nas quatro rodas.

 

O preço da nova versão não foi divulgado, mas ela a versão XRT será intermediária, ficando abaixo da Limited. A SEL Premium custava US$ 38.935 (R$ 191.560) na linha 2023, então o modelo deve custar cerca disso na linha 2024. 

Acha que um Renault elétrico compacto acima do Kwid E-Tech faria sucesso? Conte nos comentários.

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