Indústria e Comércio

ACONTECE

_Quando a mulher pode pedir equiparação salarial? continuação

 

salario-hombres-mujeres.jpg

Segundo ela, quando fica comprovada a discriminação por motivo de sexo há punição. “O artigo 461, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), determina o pagamento das diferenças salariais devidas, além de multa em favor da empregada no valor de 50% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social”.

 

A advogada informa ainda, que o número de casos e jurisprudência sobre equiparação salarial levou o Tribunal Superior do Trabalho (TST) a criar a Súmula nº 6. Nela estão reunidas as decisões que servem de exemplo para a sociedade e os magistrados.

muher.png

Requisitos para pedir a igualdade da remuneração

 

- Função: a trabalhadora possui a mesma carreira que o outro funcionário (estabelecida por regulamento interno da empresa, negociação coletiva com o sindicato ou homologada pelo Ministério do Trabalho) ou exerce a mesma função, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação;

 

- Desempenho: faz o mesmo trabalho intelectual, as mesmas tarefas, que pode ser avaliado por sua perfeição técnica e produtividade, cuja aferição tem critérios objetivos;

bd665dc2d8cd80f77ce10c8085f2b046.jpg

 - Tempo na função: a diferença do tempo entre as pessoas na função exercida não pode ser superior a dois anos;
     
- Tempo na empresa: a diferença de tempo de serviço entre os colaboradores para o mesmo empregador deve ser de no máximo quatro anos;
     
- Localidade: atua na mesma empresa ou para o mesmo grupo econômico, no mesmo município ou em municípios distintos, desde que, comprovadamente, pertençam à mesma região metropolitana.

 

Além disso, de acordo com a advogada Marcela Menezes, é possível contestar o desnível salarial até quando o colaborador – que ganha mais do que a mulher – tiver sido beneficiado com decisão judicial.

 

Se a trabalhadora deixou a empresa, ela pode recuperar as diferenças salariais vencidas nos últimos cinco anos a contar da data do ajuizamento da ação.

 

“Em todos os casos, o dever de provar os motivos da desigualdade de pagamento é do empregador”, finaliza a profissional do Posocco & Advogados Associados.

 

 

Atendimento à imprensa Posocco & Advogados Associados:
Emanuelle Oliveira
+55 13 99184-8758 | emanuelle.oliveira@gmail.com

Braccy Outlet | Moda Masculina
starup.jpg

Sebrae-SP seleciona 100 startups do estado para 18 semanas de capacitação

O Sebrae-SP seleciona cem startups para participar de um programa de capacitação, mentoria com consultores da instituição e profissionais de mercado, e conexão com investidores e aceleradoras. A inscrição deve ser feita no site até 30 de junho. O programa é gratuito e tem duração de 18 semanas.

Transformação digital: "ou você evolui, ou seu cliente te deixa"

Uma das frases da atriz, e agora empreendedora, Reese Whiterspoon quase parou o Adobe Summit, evento que reuniu 17 mil profissionais de marketing em Las Vegas, nos Estados Unidos, no final de março. "Ou você evolui, ou você expira": essa foi a passagem que ecoou como um grande recado não só para nós, profissionais de marketing, mas para todos que vivem de encantar clientes.

franquias_2018.jpg

Feira de franquia para abrir negócio com até R$ 100 mil

A 28ª ABF Franchising Expo, no Expo Center Norte, em São Paulo, tem opções para quem pensa em abrir uma franquia. Promovida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a feira reúne cerca de 400 marcas e vai de 26 a 29 de junho.