Grupo Web de Comunicação
Guias Digitais de Serviços Cidades Itanhaém

 



|-Por Antonio Souza

 

GSC Itanhaém Nº2

Lançamento em breve

a

GDSC Itanhaém Nº1

Anuncie nas nossas revistas
Guias Digitais de Serviços Cidades

|-Guia de Serviços Cidades - Itanhaém 

 

É uma publicação do Grupo Web de  Comunicação, voltada à todas as pessoas de bom gosto.

 

Nosso Guia, possui uma nova proposta:

 

Além dos anúncios trazemos matérias exclusivas sobre os mais variados temas, como Beleza, Moda eetc, além de propiciar aos leitores uma leitura agradável, prestando serviços e informações importantes para todos.

 

Sem contar com um grupo seleto de profissionais que agregam ao Guia de Serviços Cidades, competência e habilidade realizando a interface Portal, Blog e Revistas.

|-Diferenciais dos nossos Guias de Serviços Cidades

 

*  Seções elaboradas pelos melhores colounistas;


* Fala diretamente com quem gosta de encontrar bons serviços em um só local;


*  Direcionada para todos aqueles que se preocupam com a vida, o que acontece ao seu redor e no mundo;


*  Marketing|Publicidade atrativa e parceiros de sucessos.

|-Colunistas

 

Evelyn Funari -  São Paulo

Paula Hernandes - SP

Adriano Alonso -  São Vicente

Letícia Bittencourt - SP

Rafaela Bittencourt -  SP

Ana Laura - SP

Bel Peixe - Nova Europa - Interior de SP

Karina - Ka -  SP

Romildo Cabral -  Paraná

Pietra Py - Lisboa - Portugal

João Neto - Itanhaém - SP

Karina Belchior - Praia Grande - SP

Um pouco da História de Itanhaém

Itanhaém é um município do estado de São Paulo, sendo a 2ª cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 22 de abril de 1532, totalizando até hoje 479 anos, uma cidade de grande importância histórica, pois oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retrata de forma fiel a sua história.  Itanhaém foi elevado à  categoria de Vila, no ano de 1561.

 

Graças às construções da época que era de grande porte que Itanhaém conquistou o status de município. 

 

O Aeroporto Estadual Antonio Ribeiro Nogueira Jr, de Itanhaém, vem despontando como um dos mais importantes do Estado de São Paulo.

 

aeroporto_principal.jpg
aero.jpg

Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual.  Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de "estância balneária", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

aeroporto_G.jpg

Itanhaém é um município da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. É a segunda cidade mais antiga do Brasil. 

A sua população estimada em 2011 era de 88 214 habitantes e a área é de 599,017 km², o que resulta numa densidade demográfica de 147,27 habitantes por quilômetro quadrado.

 

Não por acaso, figura em 11º lugar entre os 30 administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESPp).

 

E é o 15º em levantamento da Infraero. Um dos indicativos dessa evolução é o número de embarques e desembarques, que em 2011 atingiu a marca de 18.319, contra os 16.189 registrados em 2010. 

 

Atualmente, o aeroporto itanhaense conta com uma pista de pouso e decolagem com 1.350 metros por 30 metros de largura (superior a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo).

 

É capaz de suportar aviões do modelo Boeing 737 com capacidade para 100 pessoas. 

 

E foi reformado em 2013 para atender as necessidades do crescimento da cidade e do pré-sal na região da baixada santista. Em 2017 é privatizado.

Prestação de Serviços e Informações

fical.jpg

|- O Programa Nota Fiscal Paulista

 

Devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Ele é um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal.

 

Os consumidores que informarem o seu CPF ou CNPJ no momento da compra poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro.  

nota fiscal.png

|- Consumidores devem guardar notas fiscais para garantir troca de produtos

              

Não ter o hábito de exigir nota fiscal de um produto pode dar muita dor de cabeça para os consumidores. Uma atitude simples, que poderia facilitar na troca de produtos com defeito, mas que ainda é pouco observada no nosso dia a dia.

|- Central de Flagrantes garante agilidade no atendimento policial

 

Boletins de Ocorrência são realizados rapidamente e policiais conseguem atuar de forma mais eficiente. Agilidade.

Esta é a palavra-chave quando se trata das Centrais de Flagrantes da capital. Com os casos de prisões em flagrante sendo encaminhados para as unidades, os Boletins de Ocorrência são registrados com mais agilidade e os policiais podem voltar às ruas mais rapidamente.  

 

|- Multa por desrespeitar a vaga para idosos cresce 25%

 

A média mensal de multas aplicadas a motoristas que desrespeitam as vagas exclusivas destinadas a idosos cresceu 24,5% neste ano em São Paulo, no comparativo com 2010.

 

A média passou de 2.073 para 2.582. O motorista infrator recebe multa de R$ 53,20, tem três pontos anotados em sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pode ter seu carro guinchado - além de bancar os custos disso. Além de idosos, deficientes físicos também têm direto a vagas exclusivas.  

idoso.jpg

|- Todo 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor: PROCON orienta população sobre seus direitos

 

 

O Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor em 1991 e é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores.

 

As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador.

É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.  

Imagem23.png

|- Breve História de Itanhaém

 

 Itanhaém é um município do estado de São Paulo, sendo a 2ª cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 22 de abril de 1532.

 

Totalizando até hoje 479 anos, uma cidade de grande importância histórica, pois oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retrata de forma fiel a sua história.

 

 Itanhaém foi elevado à  categoria de Vila, no ano de 1561. Graças às construções da época que era de grande porte que Itanhaém conquistou o status de município.

 

O Aeroporto Estadual Antonio Ribeiro Nogueira Jr, de Itanhaém, vem despontando como um dos mais importantes do Estado de São Paulo.

 

Não por acaso, figura em 11º lugar entre os 30 administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESPp).

 

 

Imagem2.png

E é o 15º em levantamento da Infraero. Um dos indicativos dessa evolução é o número de embarques e desembarques, que em 2011 atingiu a marca de 18.319, contra os 16.189 registrados em 2010.

 

Atualmente, o aeroporto itanhaense conta com uma pista de pouso e decolagem com 1.350 metros por 30 metros de largura (superior a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo).

 

É capaz de suportar aviões do modelo Boeing 737 com capacidade para 100 pessoas.

 

Foi reformado em 2013 para atender as necessidades do crescimento da cidade e do pré-sal na região da baixada santista.  

GWC | Guia de Serviços Cidades - Itanhaém

|- Livros catalogados na Biblioteca Municipal estão disponíveis para consulta na internet

 

As obras da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim podem ser consultadas pela internet. Para modernizar o atendimento à população, o espaço catalogou até o momento cerca de 25 mil livros entre as obras com maior rotatividade. De casa, os usurários têm acesso aos gêneros literatura estrangeira, infanto-juvenil, romance espírita e literatura brasileira (poesia, contos e crônicas).

 

O processo de automação foi implantado desde o ano passado com o objetivo de catalogar aproximadamente 50 mil itens bibliográficos. Estima-se que até o início do mês de fevereiro de 2014 todos os livros sob o domínio da Biblioteca Municipal estejam disponíveis no sistema para consulta.

 

No site da Prefeitura de Itanhaém, no link biblioteca on-line do Portal da educação, tem o acesso direto ao catálogo. Ao entrar, o leitor digitará a obra que procura. Em seguida, uma página com todos os livros aparecerá na tela do computador. Atualmente, o acervo é composto por literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, revistas, enciclopédias, dicionários, Braille e audiobooks.

 

Com os dados armazenados no sistema será possível encontrar em poucos minutos qualquer obra do acervo da biblioteca. Numerados e com código de identificação, o sistema indicará prontamente a existência e localização do livro.

 

Entre os autores estão escritores renomados como Machado de Assis, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Érico Veríssimo, José de Alencar, João Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Victor Hugo, Dante Alighieri, Luis de Camões, entre outros.

 

De portas abertas, a biblioteca está com horários de funcionamento compatíveis às necessidades do leitor: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Para mais informações, entrar em contato por meio do telefone (13) 3426-1477. 

cartao2.png

|- Consumidores

 

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) de Itanhaém alerta que com este simples gesto podem ser evitados vários contratempos.

 

“Antes de recorrer ao Procon, o consumidor deve tentar resolver seu problema diretamente com a empresa reclamada, tendo o cupom fiscal em mãos”, esclarece Iêda Gonzaga Dias, coordenadora do Procon de Itanhaém.

 

Iêda esclarece ainda que guardar as notas fiscais, pedidos, garantias e recibos dos serviços que serão contratados são documentos necessários na hora de o consumidor reclamar seus direitos.

 

“Também é importante anotar o nome e o cargo da pessoa que o atender, além de ler com atenção os contratos e exigir que todos os campos estejam preenchidos antes de assiná-los”.

 

Medidas como esta facilitam o entendimento entre consumidor e fornecedor.

 

“Sempre que possível faça sua reclamação por escrito com cópia protocolada e caso não consiga solução junto à empresa, entre em contato com o Procon”, finaliza Iêda.

 

O órgão está localizado na Avenida Harry Forssell, 1.505, no Jardim Sabaúna e o telefone é (13) 3427-4339. Matéria extraída do site oficial de Itanhaém.

 

GWC | Guia de Serviços Cidades - Itanhaém

|-ECOLOGIA E TRILHAS EM ITANHAÉM

                 

Na cidade de Itanhaém encontramos 300 km² de área preservada de Mata Atlântica junto ao Parque Estadual da Serra do Mar, em um passeio ecológico no Morro do Piraguyra, os admiradores de ecoturismo encontram 50 cachoeiras e 14 praias, com direito a trilha ecológica no Morro Sapucaitava na praia dos sonhos,tendo como principais atrativos da flora e fauna da Mata Atlântica, o jequitibá, os caetés bromélias, a canela, a aroeira e as samambaias, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio. Mais adiante longe do mar, sendo o mais impressionante encontramos sua vegetação e preservação, localizada na região central da cidade, como um interessante mangue próximo ao lago formado pelas águas da chuva no alto do Morro. Outro passeio ecológico até para crianças encontram-se animais como caxinguelê, tiés, os lagartos sábias, gaivota, beija-flores, teiú, e preá e corujas.

 
|-TRILHA DO MORRO SAPUCAITAVA

 

Na Praia do Sonho perto do Iate clube, encontram-se uns dos locais mais escolhidos para fazer uma trilha ecológica. Sendo o seu acesso fácil e sem riscos naturais é apropriado para visitas de crianças, onde conhecem a diversidade da flora da Mata Atlântica como as características marítimas, também desfrutando de uma fauna diversificada. Na Pedra Espia foi construída um mirante rústico, podemos observar como as praias formam um conjunto litorâneo de Itanhaem.


|-TRILHA DO MORRO DO PIRAGUYRA

 

Na Mata Atlântica litorânea, o morro fica longe da influência marítima, em sua parte Noroeste desfrutamos da visão de uma vegetação típica. Na central da cidade o morro é preservado por interesse municipal, tendo o mangue do Piraguyra como continuidade, favorecendo a sua preservação. Tendo nesse morro um lago que se forma com as águas da chuva. 

GWC | Guia de Serviços Cidades - Itanhaém