|-Guia de Serviços Cidades

S

|-Litoral Sul de SP

Paraias que compôe o Litoral Sul:

 

Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.

 

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Guarujá é um município brasileiro do estado de São Paulo.

 

Localiza-se na microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista. 3ª cidade mais populosa do litoral paulista, ficando atrás apenas de São Vicente e Santos.

 

Atualmente, a cidade de Guarujá é conhecida como a "Pérola do Atlântico", devido às suas belas praias e belezas naturais.

 

Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas.

 

Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla.

 

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Santos é um município portuário sede da Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

Localizado no litoral do estado de São Paulo, no Brasil. Com a maior participação econômica da citada região, abriga o maior porto da América Latina, o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio, ocupando a 5ª colocação entre as não capitais mais importantes para a economia brasileira e 10ª colocada segundo a qualidade de vida.

 

A cidade é sede do poder executivo paulista todo dia 13 de junho (capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-São Vicente - Litoral Sul - SP

 

São Vicente é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil.  

GWC | Guia de Serviços Cidades

Praia Grande é um município na Região Metropolitana da Baixada Santista, estado de São Paulo, Brasil.

 

Com uma área de 147,065km².
A cidade de Praia Grande tem uma das mais movimentadas praias do Brasil. É a 4ª Cidade que mais recebe turistas no País. Na alta temporada, recebe cerca de 1,4 milhão de turistas (mais de cinco vezes a sua população fixa, que também vem se expandindo depressa. Recebeu o título de "a cidade que mais cresce no Brasil").

 

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Mongaguá é um município da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil.

 

Sua área é de 137 quilômetros quadrados. O topônimo Mongaguá origina-se da denominação dada pelos indígenas que na região viviam: eles batizaram o local de "Mongaguá" — que, em tupi significa "Águas Mongas" ou em uma tradução livre "Cidade das águas".

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Itanhaém é um município da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil.

 

É a segunda cidade mais antiga do Brasil. A sua área é de 599,017 km². 

 

O nome do município é incerto, com inúmeras possibilidades oriundas do tupi antigo. A primeira significa "prato de pedra", originário da composição genitiva: itá "pedra" e nha-em "prato". A segunda possibilidade, menos provável, é que "Itanhaém" signifique "pedra sonora" ou "pedra que canta" em alusão as águas que batiam nas pedras, e ecoava sons, através da composição de itá, "pedra", com nhe'eng (verbo), "que fala, ou que canta".

 

GWC | Guia de Serviços Cidades

Peruíbe é um município localizado no litoral Sul Paulista, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil.

 

A área é reconhecida pelas belas e extensas praias, pelo turismo ecológico e pelo turismo rural.

 

Peruíbe é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual.

 

Localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, seus limites são Itanhaém a norte e nordeste, o Oceano Atlântico a sudeste, Iguape a sudoeste, Itariri a oeste e Pedro de Toledo a noroeste.

|-Dicas de Verão

|-Cuidados com a pele e corpo

 

No verão e no inverno também, além dos looks maravilhosos, muita praia, piscina e atividades ao ar livre. E não dá pra esquecer os cuidados com a pele e cabelos! Então dá uma olhada nessas dicas e nos produtos que indicamos para usar no verão e continuar no inverno, devido a interferncia climatica em todos os seus aspectos.

 

Proteger sempre! Quando estiver ao ar livre por muito tempo, é importante usar um chapéu ou boné pra não deixar as madeixas expostas direto ao sol. Invista nos que já vem com proteção UV no tecido.

Tudo limpinho! Manter o couro cabeludo limpo, sem suor, sal, cloro ou areia é muito importante. Por isso invista em shampoos suaves, já que as lavagens vão ser frequentes. E uma vez por semana aplique um antirresíduos.

 

Durante a praia ou piscina, também é legal enxaguar os cabelos com água doce, pra evitar a exposição prolongada do sal e cloro.

GWC | Guia de Serviços Cidades

Escolha bem os produtos! Opte pelas linhas específicas para o verão, que normalmente vem com filtros UV e óleos pra nutrir o cabelo.

 

E também leve em conta o estado dos fios, se são grossos, finos, secos ou oleosos, pra poder escolher a textura que se adeque melhor. E nada de pular a hidratação! Tem que ser semanal, depois do shampoo antirresíduos.

|-Litoral Norte de SP

Paraias que compôe o Litoral Norte:

 

Litoral Norte: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião,  Maresias, Ilhabela e Bertioga.

 

GWC | Guia de Serviços Cidades

|- Ubatuba  - Litoral Norte - SP

            

Ubatuba é um município da Microrregião de Caraguatatuba, no estado de São Paulo, no Brasil.

 

Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados requisitos definidos por lei estadual.

 

Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional.

 

Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Caraguatatuba é um município brasileiro no litoral norte do estado de São Paulo.

 

Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de Caraguatatuba.

 

Localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 178 km. A cidade ocupa uma área de 485,097 km². Uma densidade demográfica de 229,9 hab/km². Em 2013 foi o 75º mais populoso de São Paulo e o 269 de todo o país.

 

A cidade tem uma temperatura média anual de

25°C e na vegetação original do município predomina a mata atlântica.

 

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,759, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o 169º maior do estado.

 

Foi elevada à categoria de vila em 1770. O crescimento do povoado veio com a chegada de famílias de estrangeiros, que se instalaram na Fazenda dos Ingleses.

 

A propriedade se estabeleceu em 1927 e trouxe benefícios como o aumento da população, a formação de trabalhadores agrícolas e artesãos, o surgimento do comércio e o crescimento substancial da arrecadação municipal.

 

É uma das quinze estâncias balneárias do estado de São Paulo.

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-São Sebastião é um município do estado de São Paulo.

 

Localizado na microrregião de Caraguatatuba. A sua área total do município 495,679 km²]

 

São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual.

 

Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

GWC | Guia de Serviços Cidades

|- Maresias - Litoral Norte - SP

            

Maresias é uma praia localizada no município brasileiro de São Sebastião, ao norte do estado de São Paulo.  

 

A Praia de Maresias é internacionalmente conhecida, pois oferece areias brancas e ondas grandes, formando um cenário para as competições de surf. Suas ondas já foram aproveitadas em etapas de campeonatos mundiais de surf e são utilizadas durante o ano todo para competições menores.

 

Ocorrem campeonatos nacionais e internacionais de surf, com adeptos de todo o Brasil e da América do Sul

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de São Sebastião .

 

Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem.

 

Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1307 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.

GWC | Guia de Serviços Cidades

|-Bertioga é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, microrregião de Santos

 

Bertioga é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

 

Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

 

Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.