|-Guia de Serviços Cidades - Auto Escola

 

Auto Escola Willam.jpg
GWC | Auto Escola
GWC | Auto Escola
download (5).jpg

|- Fica a Dica:

 

Quem vai tirar carteira de motorista geralmente está com a mente voltada apenas para o objetivo principal, que é ter a habilitação em mãos. Mas, é importante tomar alguns cuidados antes de escolher a auto-escola. Assim como nos preocupamos em comprar sempre produtos de empresas confiáveis, devemos também nos preocupar com certos serviços que afetarão nossas vidas por completo, sendo então um exemplo, as aulas de direção.

 

Quando for fazer a matrícula, faça uma inspeção visual no local. Uma boa imagem faz muita diferença e traduz organização. Observe como os instrutores se comportam com os alunos e também de uma maneira geral. Cordialidade demonstra atenção e cuidado, itens importantes na hora de ensinar uma pessoa a dirigir.

download (4).jpg

Na autoescola o aluno aprende a passar no exame, o que não significa que ele está apto a encarar o tumulto do trânsito nos grandes centros. O Conselho Nacional de Trânsito até prevê aulas também em vias públicas, mas por enquanto a maioria das autoescola não adotou esse sistema. Mas isso é uma outra história que abordaremos em outra matéria.

 

A moto não é nenhum bicho de sete cabeças e a certeza disso veio assim que iniciei as aulas práticas na Auto Escola Silva, em Curitiba, com o intuito de repassar aos leitores esta experiência. Faria a inclusão da categoria A na Car­tei­ra Na­­cional de Habilitação (CNH), até então habilitada na B, para carro. Neste caso não precisei fazer as aulas teóricas – obrigatórias apenas para a primeira habilitação

GWC | Auto Escola

Na primeira metade do curso, os pés no chão para evitar o tombo é recorrente. Portanto, não é motivo para desanimar. A essa al­­­­tura o macete para transpor a prancha já está bem treinado. Uma “aceleradinha” antes de en­­trar no obstáculo, mantendo a velocidade constante, ajuda no equilíbrio e torna a pequena reta estreita menos complicada do que parece.

GWC | Auto Escola

Na aula inaugural, o teste do equilíbrio. A aceleração é travada por um pino e a moto se movimenta apenas pelo impulso da primeira marcha engatada.  A velocidade é tão baixa que a moto quase para. A queda é inevitável para alguns. Felizmente não fiz parte deste grupo. “Não é raro cair nas primeiras aulas. 

 

Mesmo quem tem experiência encontrará dificuldade no início para andar na pista reduzida”, ressalta o instrutor da Auto Escola Silva, Wilton Cardoso.

Dizem que pilotar moto é igual dirigir bicicleta: uma vez que você andou jamais vai esquecer, certo?

 

Se ela tiver até 125 cc e o trajeto a ser percorrido for a pista fechada de um Centro de Formação de Con­dutores (CFC), a comparação não é exagerada. Basta treinar o equilíbrio e domar as aceleradas que a diferença entre os dois veículos fica restrita à ausência de motor num deles.

 

É claro que transitar nas ruas exige outros fatores indispensáveis a quem pretende vestir um capacete, como atenção redobrada, obediência às leis de trânsito, conhecimento de direção defensiva, para citar alguns.

farol.gif